19 março 2014

PERDAS NECESSÁRIAS (JUDITH VIORST)

LIVRO: PERDAS NECESSÁRIAS (JUDITH VIORST)
CHÁ: CAMOMILA, MELISSA E MENTA (TRIBAL, SACHÊS REDONDOS)



Adquiri este livro em 2012 e a leitura trouxe diversos momentos de reflexão e choque de realidade. Realmente não é fácil tentar retirar a venda dos olhos e passar a enxergar o que realmente está disponível na vida, quais as margens de manobras que possuímos e o que podemos fazer com aquilo que nos foi dado.
Feito massa de modelar, que ora possui definição e ora torna-se totalmente abstrata, a vida nos mostra que possui diversas leituras e limitações, cabendo a nós decidirmos que feição terá.
A busca pelo autoconhecimento traz angústia e alívio, mas vale todo esforço, toda energia aplicada, pois não há nada mais libertador que a consciência de sermos "unos".

“[...] a liberdade começa quando reconhecemos o que é possível – e o que não é”.
“Vivemos de perder e abandonar, e de desistir. E mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor sofrimento, todos nós compreendemos que a perda é, sem dúvida, ‘uma condição permanente da vida humana’.”
“É duro crescer. Mas reconhecer tudo isso e ainda assim encontrar a liberdade, fazer as escolhas, saber o que é e o que pode vir a ser, isso é o adulto responsável. Curvando-se à necessidade, deve escolher.”

PERDAS NECESSÁRIAS:
Judith Viorst é escritora, com vinte e seis títulos publicados e formou-se no Washington Psychoanalystic Institute, tendo recebido diversos prêmios jornalísticos, por seus textos de psicologia.
“Neste livro, Judith Viorst nos ajuda a entender que a perda é uma experiência necessária ao desenvolvimento emocional.
Ao longo da vida, temos de abrir mão de ilusões, expectativas e dependências para alcançar o desenvolvimento pessoal. Por exemplo: perdemos o amparo materno e os diversos ‘eus’ que se formam durante a juventude. Perdemos também as pessoas que amamos, seja por abandono, por morte ou por rompimento do relacionamento. Temos ainda de superar nossas expectativas impossíveis em relação à vida e às pessoas para adquirirmos experiência, maturidade e uma visão mais realista da vida”.
“As perdas na vida são um tema universal. Não se referem apenas à morte das pessoas que amamos, às separações e às partidas, mas também à perda consciente ou inconsciente de sonhos românticos, expectativas impossíveis, ilusões de liberdade e poder. E ainda a perda de nosso próprio eu jovem, o eu que se julgava imune para sempre às rugas, invulnerável e imortal.
Em Perdas Necessárias, Judith Viorst discute esse processo de despojamento que é a vida, reflete sobre nossas perdas constantes e nos ensina a alcançar a maturidade e o equilíbrio psicológico”.
FONTE: Perdas Necessárias. Judith Viorst; tradução Aulyde Soares Rodrigues. 4. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005 ehttp://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3543863/perdas-necessarias-5-ed.

CAMOMILA, MELISSA E MENTA:
CAMOMILA:
O uso medicinal da camomila, de nome científico Matricaria recutita, deve-se principalmente às propriedades calmantes que atuam sobre o sistema nervoso. Os principais benefícios do chá de camomila incluem:
- Auxilio no tratamento de feridas e inflamações;
- Auxilio no tratamento de artrite;
- Controla de forma eficaz a indigestão e as úlceras;
- Estímulo ao sistema imunológico;
- Alivio das cólicas menstruais;
- Remoção das impurezas e rejuvenescimento da pele;
- Diminuição da hiperatividade.
Essas propriedades proporcionam tranquilidade e alívio do estresse. Porém, foram comprovados que o uso do chá de camomila também traz resultados satisfatórios no tratamento de distúrbios digestivos e em tratamentos de beleza.
FONTE: http://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-camomila/

MELISSA:
A melissa, popularmente conhecida como erva-cidreira, é um tipo de chá medicinal amplamente utilizado na cura de insônias e estresse.
As propriedades dessa erva fitoterápica vão muito além do sabor delicioso. O chá de melissa ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e ainda melhora a qualidade do sono. Para quem sofre de insônia e não consegue tirar da cabeça as preocupações com o trabalho, a casa e os filhos, uma xícara de chá de erva-cidreira pode ser o melhor remédio.
Além disso, a erva auxilia na digestão, aliviando o excesso de gases e proporcionando bem-estar após refeições muito pesadas e gordurosas. A plantinha também atua combatendo enxaquecas, cólicas menstruais e náuseas, e ainda oferece proteção à saúde cardiovascular.
FONTE: http://www.outramedicina.com/1684/beneficios-do-cha-de-melissa

MENTA:
Mentha L. é um gênero botânico da família Lamiaceae, cujas espécies são vulgarmente chamadas mentas ou hortelãs.
As mentas são plantas herbáceas vivazes, compreendendo numerosas espécies, das quais muitas são cultivadas em função de suas propriedades aromáticas, condimentares, ornamentais ou medicinais.
Em suas propriedades medicinais, é usada como anti-séptico, aromática, digestivo, estomáquica e expectorante.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mentha

Nenhum comentário: